Que bom que você está aqui!

É com prazer que te recebo neste espaço! Esta "casa" virtual está em permanente construção e em cada "cômodo" há uma inquietante necessidade de fazer diferente! Meus textos, relatos e imagens buscam apresentar a você os passos que constituem minha caminhada pessoal, profissional e acadêmica. A partilha que faço não intui caracterizar-se por uma postura doutrinária, autoritária ou impositiva-opressora, mas ao contrário, apresenta-se como ato solidário (jamais solitário) de contribuição à discussões humanas, planetárias e éticas!



Como educador me vejo no compromisso de participar do processo histórico de libertação dos oprimidos, marginalizados e esquecidos, a começar por mim. Despindo-me de qualquer resquício de arrogância, prepotência e soberba apresento-me como aprendente num contexto de intensa renovação de conceitos e atitudes!



Assim convido-o a juntos pensarmos em nossa condição de partícipes da grande Salvação! Salvação plena do homem e da mulher místicos, políticos e planetários!



Fraterno abraço!








Casa Rosada - sede do governo argentino. Em frente está a Praça de Maio. É um local em que é possível conhecer um pouco da história e da cultura argentina.

quarta-feira, 11 de junho de 2008

Atividade 03

Educar o Educador


A educação é uma atividade que essencialmente necessita de um amplo processo de integração entre o sujeito autor e ator com o conhecimento. O desejo de ensinar só terá eco diante da expressa necessidade de se utilizar meios através dos quais cada educador seja, antes de tudo, um aprendente. A dinâmica do processo educativo é muito mais complexa que um setor de produção de um empresa ou organização. Trata-se de se reconhecer a complexidade como elemento fundante do processo que incide sobre a reconhecida necessidade de fazer de cada educador, autor de sua própria atitude educativa.

Educar passa a ser encarado como ato de solidariedade e com-paixão, culminando com uma intensa elaboração ética de estratégias de difusão e redenção do conhecimento. Para tal conta-se com uma característica essencial do ser humano, que é a capacidade racional de agir congnocitivamente. Pensar nos torna únicos, diferentes, individuais e diversos. Tolher a capacidade de pensar é negar a possibilidade do novo. A incerteza e a insegurança, de certa forma são aliadas importantes no processo de transgressão de ordens impostas e da lógica cartesiana a que muitas gerações tem sido induzidas a se submeter.

Temos uma grande vantagem em relação aos tempos passados, uma vez que poucas eram as possibilidades de inovar. Hoje nos são oferecidas diferentes caminhos, através dos quais todos podem chegar ao mesmo lugar, porém de formas diferenciadas. Se noutros tempos se especulava sobre os culpados dos problemas, hoje podemos nos lançar nos horizontes futuros e ter a certeza que de há o que fazer.

Nesta perspectiva as Tecnologias de Informação e Comunicação poderão se prestar a uma causa pela qual não serão apenas máquinas e programas, mas fonte de esperança entre e dignidade para seres humanos a quem tem sido negado o direito de esperar por um futuro. A educação parece não carecer mais de teorias ou de instrumentais, pelo menos em nosso contexto, mas carece de valores menos voltados ao “mercado” e mais ligados à humanidade, vista aqui como valor.

Desta forma a educação é um ato de amor, de esperança e de solidariedade. A formação de um ser humano implica em pô-lo em contato com o saber, mostrar-lhe como acessá-lo e utilizá-lo, mas principalmente para que utilizá-lo. É fazer do saber um campo fértil em que nasçam sujeitos capazes de compreender-se atores e autores de si, da sua existência e do seu tempo.

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Benedito Novo, Santa Catarina, Brazil
Sou Mestre em educação, graduado em Biologia e Matemática, professor da rede estadual de Santa Catarina, com experiência em educação a distância, ensino superior e pós-gradução. Sou autor e tutor de cursos na área da educação no Instituto Veritas (Ascurra) e na Atena Cursos (Timbó). Também tenho escrito constantemente para a Coluna "Artigo do Leitor" do "Jornal do Médio Vale" e para a revista eletrônica "Gestão Universitária". Fui diretor da EEB Frei Lucínio Korte (2003-2004) e secretário municipal da Educação e Promoção Social de Doutor Pedrinho (2005). Já atuei na rede municipal de ensino de Timbó. Em 2004 coordenei a campanha que conduziu à eleição do Prefeito Ercides Giacomozzi (PMDB) à prefeitura de Doutor Pedrinho. Em 2011 assumi pela segunda vez, a direção da EEB Frei Lucínio Korte.