Que bom que você está aqui!

É com prazer que te recebo neste espaço! Esta "casa" virtual está em permanente construção e em cada "cômodo" há uma inquietante necessidade de fazer diferente! Meus textos, relatos e imagens buscam apresentar a você os passos que constituem minha caminhada pessoal, profissional e acadêmica. A partilha que faço não intui caracterizar-se por uma postura doutrinária, autoritária ou impositiva-opressora, mas ao contrário, apresenta-se como ato solidário (jamais solitário) de contribuição à discussões humanas, planetárias e éticas!



Como educador me vejo no compromisso de participar do processo histórico de libertação dos oprimidos, marginalizados e esquecidos, a começar por mim. Despindo-me de qualquer resquício de arrogância, prepotência e soberba apresento-me como aprendente num contexto de intensa renovação de conceitos e atitudes!



Assim convido-o a juntos pensarmos em nossa condição de partícipes da grande Salvação! Salvação plena do homem e da mulher místicos, políticos e planetários!



Fraterno abraço!








Casa Rosada - sede do governo argentino. Em frente está a Praça de Maio. É um local em que é possível conhecer um pouco da história e da cultura argentina.

terça-feira, 17 de junho de 2008

Ecologia movida a ética

Um dos grandes ícones da vida pública brasileira deixa o governo pela porta da frente. Marina Silva, senadora, ambientalista e mulher, assumiu de forma ética e solidária, seu compromisso político em favor da vida. Independente dos motivos que a conduziram a tomar sua decisão, a história a consagra como cidadã virtuosa, coerente e ética. Com ela aprendeu-se a vislumbrar a causa ambiental na sua multiplicidade de faces. Discutir meio ambiente passou a ser uma questão de todos, e não apenas de especialistas ou técnicos, isso pelo fato de que a questão ambiental passou a ser política, social, humana e ética. A defesa incondicional da vida em suas variadas formas de expressão, acrescentou um novo sabor ao embate sobre a questão ambiental. Pode-se dizer que finalmente, como afirma Leonardo Boff, a questão ambiental chegou ao século XXI. A maturidade extraordinária assumida em torno da questão, fez de Marina Silva, uma referência mundial. Mas a história haveria de nos ter preparado para a fato de que ninguém é eterno ou insubstituível, e que em algum momento haveríamos de discutir meio ambiente sem Marina ao centro dos debates. Mas parece que este é outro legado desta importante figura da história brasileira. Aprendemos a compreender meio ambiente numa dimensão menos cartesiana e mais ética, ousaria dizer até espiritual. Não se pode ignorar o novo sabor do tempero experimentado, e uma vez experimentado, há sempre quem queira tê-lo por perto. Dito de outra forma, não nos conformaremos em discutir meio ambiente sem compreendermos sua complexidade. Se hoje ainda nos preocupamos com o futuro, é sinal de que temos a esperança de poder vivê-lo com dignidade, preservando a dignidade de toda a vida. Isto parece essencial se se quiser garantir aos que não nasceram ainda, o direito de ter seu futuro. Uma ecologia movida pela ética consiste numa opção incondicional por valores que transcendem àquilo que qualquer riqueza possa pagar. Eis o grande legado de Marina à história de seu povo: cuidar do que ainda resta como forma de garantir que outros possam ter o direito de existir.

Um comentário:

Cibele disse...

Nilton achei muito bom seu texto. Sei que vc é um professor extremamente comprometido com a sua profissao, seus alunos e também com o seu crescimento pessoal.
Seu blog está elogiável pois vc tem se preocupado com muitos detalhes. Tenho certesa que ara seus alunos ele será muito útil.
Parabéns

Quem sou eu

Minha foto
Benedito Novo, Santa Catarina, Brazil
Sou Mestre em educação, graduado em Biologia e Matemática, professor da rede estadual de Santa Catarina, com experiência em educação a distância, ensino superior e pós-gradução. Sou autor e tutor de cursos na área da educação no Instituto Veritas (Ascurra) e na Atena Cursos (Timbó). Também tenho escrito constantemente para a Coluna "Artigo do Leitor" do "Jornal do Médio Vale" e para a revista eletrônica "Gestão Universitária". Fui diretor da EEB Frei Lucínio Korte (2003-2004) e secretário municipal da Educação e Promoção Social de Doutor Pedrinho (2005). Já atuei na rede municipal de ensino de Timbó. Em 2004 coordenei a campanha que conduziu à eleição do Prefeito Ercides Giacomozzi (PMDB) à prefeitura de Doutor Pedrinho. Em 2011 assumi pela segunda vez, a direção da EEB Frei Lucínio Korte.