Que bom que você está aqui!

É com prazer que te recebo neste espaço! Esta "casa" virtual está em permanente construção e em cada "cômodo" há uma inquietante necessidade de fazer diferente! Meus textos, relatos e imagens buscam apresentar a você os passos que constituem minha caminhada pessoal, profissional e acadêmica. A partilha que faço não intui caracterizar-se por uma postura doutrinária, autoritária ou impositiva-opressora, mas ao contrário, apresenta-se como ato solidário (jamais solitário) de contribuição à discussões humanas, planetárias e éticas!



Como educador me vejo no compromisso de participar do processo histórico de libertação dos oprimidos, marginalizados e esquecidos, a começar por mim. Despindo-me de qualquer resquício de arrogância, prepotência e soberba apresento-me como aprendente num contexto de intensa renovação de conceitos e atitudes!



Assim convido-o a juntos pensarmos em nossa condição de partícipes da grande Salvação! Salvação plena do homem e da mulher místicos, políticos e planetários!



Fraterno abraço!








Casa Rosada - sede do governo argentino. Em frente está a Praça de Maio. É um local em que é possível conhecer um pouco da história e da cultura argentina.

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Educação na pseudo-democracia: Igualdade e Identidade, Diversidade e Inferioridade

A democracia permite e exige que todos possam exercer sua existência de forma solidária e cidadã. Esta premissa por sua vez, determina que se assumam certos valores como os conceitos de igualdade e diversidade. Tratar a todos por igual e considerar as diferenças pode ser perigoso. Perigoso por que se todos são iguais acabam por se tornar sujeitos sem identidade. Um exército de vozes de uma nota só, um jardim de flores de um único perfume, cérebros pensando do mesmo jeito sobre as mesmas coisas.

Seria uma triste e dura constatação, se um dia a democracia representar uma forma sutil de igualar a todos. Uma forma cruel de modelar, formatar e oprimir pessoas oferecendo a elas a falsa sensação de liberdade. O direito de ser tratado por igual não implica necessariamente na obrigação de submeter o sujeito a regras e determinações que lhe impeça de existir, tornando um sub-existente.

Uma outra grande frustração seria estabelecida se o respeito a diversidade implicasse em fazer com que os sujeitos sejam julgados pelas suas peculiaridades. Considerar inferior aquele ou aquela que não possuem certa característica ou habilidade seria absolutamente desumano. Distorce-se então o sentido de diversidade e se estabelece uma hierarquia entre os seres humanos. Determina-se quem tem ou não certo direito, a quem cabe ou não cumprir certa regra ou restrição.

Estas compreensões equivocadas derivam da absoluta incompreensão ou distorção do sentido real de democracia. Exercer este tipo de democracia parece tão ruim quanto agir de forma ditatorial. Quando se oficializa o poder totalitário sabe-se que compreensão se tem acerca de igualdade e diversidade. Quando se estabelece um poder pseudo-democrático tem-se a impressão de ser livre, porém tal liberdade é condicionada a executar aquilo que mentes privilegiadas ordenam.

Desta forma ao se discutir democracia, igualdade e diversidade, é preciso inserir também a solidariedade. Por ela não se admite padronizar, hierarquizar, ignorar ou idolatrar alguns em detrimento de outros. Um Estado solidário garante a todos as mesmas condições de vida, considerando suas especificidades e suas necessidades. É pois a redenção de uma nova forma de conviver e principalmente educar. Certamente será a educação a grande mentora desta nova forma de existir.

Uma educação corajosa, comprometida e sensível às diferentes formas de existir. O exercício pleno da existência não permite passividade diante da indignidade cometida contra milhões de seres humanos. torna-se necessária uma educação que constantemente faça aos seres humanos, perguntas como: por que milhões de seres humanos não tem direito de saciar sua fome e outros tantos fazem regime para perder os excessos? Por que legiões de seres humanos jamais serão capazes de ler este texto? Por que outros milhares jamais nascerão, outros tantos nascidos jamais terão o prazer de ver suas mãos traçarem singelas letras ou ainda jamais envelhecerão com dignidade?

Certamente poucos são os que ousam responder, pois quem como eu jamais sentiu fome e até carece de regime, pode ler e até escrever este texto certamente não concebe a idéia de perda de identidade ou a sensação de inferioridade. Isto é fruto da pseudo-democracia, que ilude, engessa e anestesia, formando inúmeros universos individuais, incomunicantes e incomunicáveis. Assim democratizar o ensino pode representar a consolidação da grande diáspora de valores de seu seio.

A educação corajosa, comprometida e sensível é acolhedora, afável e terna porém, não compassiva e perniciosa. Uma educação para a solidariedade é também para a liberdade, para a consolidação do existir como direito pleno e absoluto de qualquer ser humano, para a planeteriedade. Uma educação para a bondade, que não (des)figure a face de seus autores e atores, transformando-os em ingênuos personagens de patéticas histórias de reflexões maniqueístas entre o bem e o mal.

Ser do bem é ser democrata, gerar igualdade e constituir a diversidade como instrumentos de ação planetária permanente. Este novo perfil de humanidade a ser gestada, exige uma educação que embale sonhos e utopias de um novo tempo. Neste novo tempo as utopias não poderão ser um prato de comida para quem quer se seja ou a possibilidade de uma criança segurar um lápis entre os dedos.

Educação na pseudo-democracia: Igualdade e Identidade, Diversidade e Inferioridade

A democracia permite e exige que todos possam exercer sua existência de forma solidária e cidadã. Esta premissa por sua vez, determina que se assumam certos valores como os conceitos de igualdade e diversidade. Tratar a todos por igual e considerar as diferenças pode ser perigoso. Perigoso por que se todos são iguais acabam por se tornar sujeitos sem identidade. Um exército de vozes de uma nota só, um jardim de flores de um único perfume, cérebros pensando do mesmo jeito sobre as mesmas coisas.

Seria uma triste e dura constatação, se um dia a democracia representar uma forma sutil de igualar a todos. Uma forma cruel de modelar, formatar e oprimir pessoas oferecendo a elas a falsa sensação de liberdade. O direito de ser tratado por igual não implica necessariamente na obrigação de submeter o sujeito a regras e determinações que lhe impeça de existir, tornando um sub-existente.

Uma outra grande frustração seria estabelecida se o respeito a diversidade implicasse em fazer com que os sujeitos sejam julgados pelas suas peculiaridades. Considerar inferior aquele ou aquela que não possuem certa característica ou habilidade seria absolutamente desumano. Distorce-se então o sentido de diversidade e se estabelece uma hierarquia entre os seres humanos. Determina-se quem tem ou não certo direito, a quem cabe ou não cumprir certa regra ou restrição.

Estas compreensões equivocadas derivam da absoluta incompreensão ou distorção do sentido real de democracia. Exercer este tipo de democracia parece tão ruim quanto agir de forma ditatorial. Quando se oficializa o poder totalitário sabe-se que compreensão se tem acerca de igualdade e diversidade. Quando se estabelece um poder pseudo-democrático tem-se a impressão de ser livre, porém tal liberdade é condicionada a executar aquilo que mentes privilegiadas ordenam.

Desta forma ao se discutir democracia, igualdade e diversidade, é preciso inserir também a solidariedade. Por ela não se admite padronizar, hierarquizar, ignorar ou idolatrar alguns em detrimento de outros. Um Estado solidário garante a todos as mesmas condições de vida, considerando suas especificidades e suas necessidades. É pois a redenção de uma nova forma de conviver e principalmente educar. Certamente será a educação a grande mentora desta nova forma de existir.

Uma educação corajosa, comprometida e sensível às diferentes formas de existir. O exercício pleno da existência não permite passividade diante da indignidade cometida contra milhões de seres humanos. torna-se necessária uma educação que constantemente faça aos seres humanos, perguntas como: por que milhões de seres humanos não tem direito de saciar sua fome e outros tantos fazem regime para perder os excessos? Por que legiões de seres humanos jamais serão capazes de ler este texto? Por que outros milhares jamais nascerão, outros tantos nascidos jamais terão o prazer de ver suas mãos traçarem singelas letras ou ainda jamais envelhecerão com dignidade?

Certamente poucos são os que ousam responder, pois quem como eu jamais sentiu fome e até carece de regime, pode ler e até escrever este texto certamente não concebe a idéia de perda de identidade ou a sensação de inferioridade. Isto é fruto da pseudo-democracia, que ilude, engessa e anestesia, formando inúmeros universos individuais, incomunicantes e incomunicáveis. Assim democratizar o ensino pode representar a consolidação da grande diáspora de valores de seu seio.

A educação corajosa, comprometida e sensível é acolhedora, afável e terna porém, não compassiva e perniciosa. Uma educação para a solidariedade é também para a liberdade, para a consolidação do existir como direito pleno e absoluto de qualquer ser humano, para a planeteriedade. Uma educação para a bondade, que não (des)figure a face de seus autores e atores, transformando-os em ingênuos personagens de patéticas histórias de reflexões maniqueístas entre o bem e o mal.

Ser do bem é ser democrata, gerar igualdade e constituir a diversidade como instrumentos de ação planetária permanente. Este novo perfil de humanidade a ser gestada, exige uma educação que embale sonhos e utopias de um novo tempo. Neste novo tempo as utopias não poderão ser um prato de comida para quem quer se seja ou a possibilidade de uma criança segurar um lápis entre os dedos.

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Diário de Classe 1º Bimestre

3ª série 02 - Biologia

ATIVIDADE, AVALIAÇÃO, CONTEÚDO OBJETIVO(S)


16.02.08
Apresentação da disciplina
Definição de genética a algumas discussões sobre o tema.
Apresentar os conteúdos a serem explorados ao longo do ano de 2009 e explanação sobre avaliação, atividades e métodos de trabalho.
23.02.09 Recesso Escolar Previsto pelo calendário escolar.
02.03.09 Texto sobre a origem da vida produzido pelos alunos. Identificar as possíveis teorias referentes a origem da vida.
09.03.09
Histórico da genética: primeiras concepções, renascimento, Darwin, Mendel, descoberta do DNA, clonagem e transgenia. Identificar os principais momentos históricos que culminaram com o atual conhecimento referente a Genética.
16.03.09
Atividades de vestibulares indicados pelo livro.
Prova. Avaliar a capacidade de generalização a partir do conteúdo proposto.
23.03.09

Reprodução e evolução.
Reprodução humana.
Elaboração de fábula envolvendo os diferentes eventos da formação de um feto. Identificar a evolução como resultante do processo de reprodução sexuada.

30.03.09
Desenvolvimento embrionário e determinação de caracteres hereditários.
Conceitos básicos de genética. Perceber a hereditariedade como fruto do processo de reprodução sexuada.
Identificar as principais expressões em genética.
06.04.09

Aspectos do desenvolvimento embrionário.
Vídeo “Vida no Ventre”.
Compreender as etapas do desenvolvimento de um embrião humano.
Conhecer os aspectos do desenvolvimento embrionário.
13.04.09 Feriado de Páscoa. Previsto no calendário escolar
20.04.09 Recesso escolar Previsto no calendário escolar
27.04.09


Primeira Lei de Mendel
Definição de homozigoze, heterozigoze, gens dominantes e recessivos, fenótipo e genótipo
Exercícios de cruzamento envolvendo gens dominantes e recessivos.
Compreender os trabalhos de Mendel como essenciais a definição de conceitos relativos a genética.
Cruzamento e formação de gerações e proporções fenotípicas e genotípicas.
A avaliação pautou-se nos seguintes elementos gerais:
 Leitura e interpretação de textos complementares ao livro didático;
 Elaboração e explicação oral de trabalhos;
 Correlação interdisciplinar em determinados assuntos;
 Provas escritas;
 Recuperação paralela.
Este diário encontra-se disponível no site: www.profniltontomelin.blogspot.com

3ª série 01 - Biologia
DATA
ATIVIDADE, AVALIAÇÃO, CONTEÚDO OBJETIVO(S)


10.02.08
Apresentação da disciplina
Definição de genética a algumas discussões sobre o tema.
Apresentar os conteúdos a serem explorados ao longo do ano de 2009 e explanação sobre avaliação, atividades e métodos de trabalho.
13.02.09
Histórico da genética: primeiras concepções, renascimento, Darwin, Mendel, descoberta do DNA, clonagem e transgenia. Identificar os principais momentos históricos que culminaram com o atual conhecimento referente a Genética.
17.02.09
Atividade de formulação de hipóteses acerca das teorias sobre a origem da vida. Compreender a dinâmica da elaboração de teorias e hipóteses cientificas.
20.02.09




Teoria criacionista – Livro do Gênesis
Comparação com a teoria Científica e possíveis paralelos entre ambas. A teoria da Força Vital de Aristóteles. Eras Geológicas e os fenômenos que contribuem para o surgimento da vida na Terra. Compreender as possíveis similaridades e diferenças entre duas das teorias mais conhecidas sobre a provável explicação sobre a origem da vida. Compreender a forma de concepção da Teoria da Força Vital.


24.02.09 Feriado de Carnaval. Previsto em calendário escolar.
27.02.09 Variabilidade reprodutiva e sua aplicação aos diferentes tipos de seres vivos. Compreender as mudanças anatômicas e estruturais para que diferentes formas de reprodução se desenvolvam.
27.02.09

Elaboração de trabalho envolvendo a evolução dos procedimentos de reprodução dos seres vivos. Compreender a diversidade reprodutiva dos seres vivos.

06.03.09 A reprodução como fenômeno responsável pela evolução das espécies. Perceber que a diversidade de organismos é fruto de um processo evolutivo oriundo de sucessivas reproduções.
13.03.09

Revisão e comentários acerca das teorias debatidas.
Exercícios de vestibulares referente ao conteúdo.
Esclarecer as diferenças entre as diferentes teorias e suas semelhanças.
Avaliar os aspectos referentes a compreensão das teorias sobre a origem da vida.
20.03.09 Reprodução e evolução.
Reprodução humana. Identificar a evolução como resultante do processo de reprodução sexuada.
24.03.09 Elaboração de fábula relatando os diferentes eventos do desenvolvimento embrionário. Perceber as dificuldades e o processo de seleção natural ao longo do período do desenvolvimento fetal.
27.03.09
Desenvolvimento embrionário e determinação de caracteres hereditários. Perceber a hereditariedade como fruto do processo de reprodução sexuada.
31.03.09 Discussão dos conceitos de genética. Idem ao anterior.
03.04.09 Vídeo “Vida no Ventre”. Conhecer os aspectos do desenvolvimento embrionário.
07.04.09 Curso de formação. Organização da SEMED de Benedito Novo.
10.04.09 Feriado de Sexta-feira Santa. Previsto no calendário escolar.
14.04.09


17.04.09


Termino do vídeo
Primeira Lei de Mendel
Definição de homozigoze, heterozigoze, gens dominantes e recessivos, fenótipo e genótipo
Exercícios de cruzamento envolvendo gens dominantes e recessivos.
Compreender os trabalhos de Mendel como essenciais a definição de conceitos relativos a genética.
Cruzamento e formação de gerações e proporções fenotípicas e genotípicas.



21.04.09 Feriado Nacional. Previsto no calendário escolar
24.04.09 Continuação da discussão anterior. Idem ao anterior


28.04.09 Correção de exercícios sobre a primeira lei de Mendel.
Caracterização dos elementos integrantes de um heredograma.
Doenças congênitas.
Preparação para a prova Corrigir atividades e esclarecer dúvidas.
Compreender a forma de representação de situações concretas de um heredograma.
Caracterização de doenças consideradas congênitas e seu caráter genético.
A avaliação pautou-se nos seguintes elementos gerais:
 Leitura e interpretação de textos complementares ao livro didático;
 Elaboração e explicação oral de trabalhos;
 Correlação interdisciplinar em determinados assuntos;
 Provas escritas;
 Recuperação paralela.
Este diário encontra-se disponível no site: www.profniltontomelin.blogspot.com


















2ª série 02 - Biologia
DATA
ATIVIDADE, AVALIAÇÃO, CONTEÚDO OBJETIVO(S)



16.02.09


Apresentação da disciplina.
Os seres vivos: caracterização geral.
Nomenclatura dos seres vivos segundo Linneu e definições taxonômicos.
Apresentar os conteúdos a serem explorados ao longo do ano de 2009 e explanação sobre avaliação, atividades e métodos de trabalho.
Caracterizar os seres vivos como portadores de características específicas.
23.04.09 Recesso escolar. Previsto no calendário escolar.
02.03.09



Características dos seres vivos e sua diferenciação em diferentes grupos de acordo com as referidas características
Identificação das características elementares dos vírus.
Doenças causadas por vírus.
Compreender os mecanismos de organização taxonômica de acordo com as características de cada grupo de seres vivos.
Perceber os vírus como seres especiais.
Conhecer os mecanismos e riscos provocados por doenças causadas por vírus.
09.03.09

Discussão das características, causas e formas de tratamento das principais viroses.
Revisão para a prova com entrega de atividade desenvolvida em sala de aula. Identificar as principais causas de viroses humanas.
Revisão de conteúdos para a prova.

16.03.09
Prova.
Exercícios de vestibular propostos pelo livro.
Avaliar a compreensão dos conteúdos aplicados em sala de aula.

23.03.09

O reino monera. Características, funções, diversidade e classificação das principais baterias.
Compreender as particularidades que caracterizam as bactérias em geral.




30.03.09 Reino protista: caracterização, evolução e diversidade possível.
Reino fungi: caracterização e importância e econômica e ecológica dos fungos.
Atividades para entregar em forma de desenho. Perceber os grupos dos protistas como um conjunto de seres vivos capaz de sobreviver em condições diferenciadas das dos demais seres vivos.
Perceber os fungos como grupo de seres vivos importantes para a vida na Terra.






06.04.09 Doenças causadas por protistas – debate sobre o trabalho dos alunos.
Importância das algas para a vida na terra.
Reino Fungi: características, importância econômica e ecológica.
Doenças causadas por fungos em diferentes modalidades e situações.
Exercícios sobre fungos e protistas. Identificar as principais doenças e as causas mais comuns da proliferação de protozoários na biosfera.
Compreender as implicações positiva na presença de vida nos diferentes ambientes vivos.
Reconhecer a importância dos fungos para a vida na terra e sua implicações na existência de vida na terra.
Identificar as diferenças e semelhanças entre os diferentes tipos de seres vivos especialmente entre protistas e fungos.
13.04.09 Feriado de Páscoa. Previsto no calendário escolar
20.04.09 Recesso escolar Previsto no calendário escolar.

27.04.09 Avaliação sobre os temas protista e fungos.
Introdução sobre os vegetais. Avaliar os conteúdos.
Compreender as características básicas dos vegetais.
A avaliação pautou-se nos seguintes elementos gerais:
 Leitura e interpretação de textos complementares ao livro didático;
 Elaboração e explicação oral de trabalhos;
 Correlação interdisciplinar em determinados assuntos;
 Provas escritas;
 Recuperação paralela.
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2ª série 01 - Biologia
DATA
ATIVIDADE, AVALIAÇÃO, CONTEÚDO OBJETIVO(S)

13.02.09


Apresentação da disciplina.
Os seres vivos: caracterização geral.
Apresentar os conteúdos a serem explorados ao longo do ano de 2009 e explanação sobre avaliação, atividades e métodos de trabalho.
Caracterizar os seres vivos como portadores de características específicas.
19.02.09
20.02.09

Características semelhantes e diferenças entre os diferentes grupos de seres vivos.
Classificação dos seres vivos de acordo com Linneu.
Compreender as similaridades e diferenças entre os seres vivos e formas de agrupamento.
Identificar o sistema de classificação determinado por Linneu.
27.02.09
Identificas as características elementares dos vírus.
Doenças causadas por vírus.
Perceber os vírus como seres especiais.
Conhecer os mecanismos e riscos provocados por doenças causadas por vírus.
05.03.09 Continuação do anterior. Idem ao anterior.
06.03.09
Atividade do livro referente ao tema vírus para entregar na próxima aula. Perceber os vírus como parte de um processo de organização da vida do planeta.
12.03.09 Reino monera e as principais doenças causadas por bactérias. Perceber a importância econômica e ecológica das bactérias e as principais doenças bacterianas.
13.03.09

Revisão para a prova com entrega de atividade desenvolvida em sala de aula.
Prova.
Revisão de conteúdos para a prova.
Avaliar a compreensão dos conteúdos aplicados em sala de aula.


19.03.09

O reino monera. Características, funções, diversidade e classificação das principais baterias.
Compreender as particularidades que caracterizam as bactérias em geral.


20.03.09

Trabalho sobre as doenças causadas por bactérias.
Reino protista: caracterização, evolução e diversidade possível.
Identificar as doenças, suas manifestações e sintomas.
Perceber os grupos dos protistas como um conjunto de seres vivos capaz de sobreviver em condições diferenciadas das dos demais seres vivos.


27.03.09 Doenças causadas por protistas – debate sobre o trabalho dos alunos.
Importância das algas para a vida na terra.
Atividades desenvolvidas pelos alunos. Identificar as principais doenças e as causas mais comuns da proliferação de protozoários na biosfera.
Compreender as implicações positiva na presença de vida nos diferentes ambientes vivos.


03.04.09 Reino Fungi: características, importância econômica e ecológica.
Doenças causadas por fungos em diferentes modalidades e situações.
Desenhos sobre fungos, protistas, moneras e vírus. Reconhecer a importância dos fungos para a vida na terra e sua implicações na existência de vida na terra.
Diferenciar as estruturas que compõe os mostrar as diferentes formas de vida.
10.04.09 Feriado de sexta-feira Santa. Previsto no calendário escolar

17.04.09 Exercícios sobre fungos e protistas. Identificar as diferenças e semelhanças entre os diferentes tipos de seres vivos especialmente entre protistas e fungos.

24.04.09 Avaliação sobre os temas protista e fungos.
Introdução sobre os vegetais. Avaliar os conteúdos.
Compreender as características básicas dos vegetais.
A avaliação pautou-se nos seguintes elementos gerais:
 Leitura e interpretação de textos complementares ao livro didático;
 Elaboração e explicação oral de trabalhos;
 Correlação interdisciplinar em determinados assuntos;
 Provas escritas;
 Recuperação paralela.
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1ª série 02 - Biologia
DATA
ATIVIDADE, AVALIAÇÃO, CONTEÚDO OBJETIVO(S)

10.02.09
Apresentação da disciplina
Definição do conceito de biologia.
Apresentar os conteúdos a serem explorados ao longo do ano de 2009 e explanação sobre avaliação, atividades e métodos de trabalho.
12.02.09
Teorias referentes a definição de origem da vida.
Identificar os diferentes elementos das principais teorias referentes a origem da vida.
17.02.09

Caracterização geral dos seres vivos
Ciclo vital e ciclo pré-natal
Identificar os seres vivos como portadores de características próprias
Conhecer as etapas dos ciclos vital e pré-natal.
24.02.09 Feriado de Carnaval. Previsto no calendário escolar.
26.02.09
As experiências de Stanley Muller e de Pasteur
Perceber que a vida se desenvolveu a a partir de situações de grande adversidade biológica e química.
03.02.09 Os diferentes níveis de organização dos seres vivos. Compreender os seres vivos como fruto de um processo organizativo interno e externo.
12.03.09 Exercícios propostos pelo livro sobre vestibulares. Analisar a capacidade de generalização.
12.02.09
Composição química das células. Discussão da tabela resumo.
Compreender a necessidade de se identificar os diferentes tipos de componentes químicos da célula.
19.03.09

Prova
Organização do trabalho sobre bioquímica celular.
Avaliar os conteúdos apresentados.
Organizar atividade de apresentação e elaboração de resumo sobre bioquímica celular.

24.03.09

Apresentações dos trabalhos dos alunos com entrega de material de resumo e discussão dos temas propostos. Apresentar os resultados dos estudos desenvolvidos pelos alunos.



31.03.09 Identificação dos diferentes meios de transferência de energia e matéria: digestão por ingestão e absorção, fermentação, fotossíntese e oxidação. Reconhecer os diferentes meios de transferir energia e matéria através dos diferentes níveis de organização
07.04.09 Curso de formação. Convite da SEMED de Benedito Novo.


14.04.09 Discussão do trabalho sobre os temas da aula anterior. Ciclo da água.
Ciclo do Carbono;
Ciclo do Nitrogênio. Identificação de aspectos significativos sobre dos processo de transferência de energia e matéria.
Identificar os principais ciclos da matéria e sua importância para os seres vivos e manutenção do equilíbrio ecológico.
21.04.09 Feriado Nacional Previsto no calendário escolar.
28.04.09 Relações estabelecidas entre os diferentes tipos de seres vivos.
Trabalho sobre as mais importantes formas de relação entre os seres vivos, incluindo motivo, finalidade e importância decorrente disto. Compreender as diferentes formas e necessidades de relação entre seres vivos.
Perceber que a relação entre os seres vivos ocorre por um motivo de sobrevivência individual ou da espécie.
A avaliação pautou-se nos seguintes elementos gerais:
 Leitura e interpretação de textos complementares ao livro didático;
 Elaboração e explicação oral de trabalhos;
 Correlação interdisciplinar em determinados assuntos;
 Provas escritas;
 Recuperação paralela.
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1ª série 01 - Biologia
DATA
ATIVIDADE, AVALIAÇÃO, CONTEÚDO OBJETIVO(S)

10.02.09


Apresentação da disciplina.
Definição de biologia
Caracterização geral dos seres vivos.


Apresentar os conteúdos a serem explorados ao longo do ano de 2009 e explanação sobre avaliação, atividades e métodos de trabalho.
Compreender os mecanismos de classificação dos seres vivos por semelhanças e diferenças.
12.02.09
Teorias referentes a definição de origem da vida.
Identificar os diferentes elementos das principais teorias referentes a origem da vida.
17.02.09 Idem ao anterior. Idem ao anterior.
24.02.09 Feriado de Carnaval. Previsto no calendário escolar.
26.02.09
As experiências de Stanley Muller e de Pasteur.
Perceber que a vida se desenvolveu a a partir de situações de grande adversidade biológica e química.
27.02.09

Caracterização geral dos seres vivos
Ciclo vital e ciclo pré-natal
Identificar os seres vivos como portadores de características próprias
Conhecer as etapas dos ciclos vital e pré-natal.
05.03.09 Os diferentes níveis de organização dos seres vivos. Compreender os seres vivos como fruto de um processo organizativo interno e externo.
10.03.09 Quadro resumo sobre a composição química da célula citando: compostos, função, fonte e localização no corpo. Compreender a necessidade que temos de consumir determinada substancias de acordo com sua utilidade.
12.03.09
Discussão do quadro elaborado na aula anterior
Identificar a relação estabelecida entre os diferentes componentes celulares e possibilidade de garantir a vida celular.


17.03.09
Prova. Compreender a importância de algumas características dos seres vivos e elaboração de cardápio de acordo com as necessidades humanas


19.03.09

Fontes de energia na matéria do planeta.
Organização do trabalho sobre bioquímica celular. Compreender a matéria como fonte de energia para os seres vivos.
Organizar atividade de apresentação e elaboração de resumo sobre bioquímica celular.
24.03.09

Apresentações dos trabalhos dos alunos com entrega de material de resumo e discussão dos temas propostos. Apresentar os resultados dos estudos desenvolvidos pelos alunos.

24.03.09

Apresentações dos trabalhos dos alunos com entrega de material de resumo e discussão dos temas propostos. Apresentar os resultados dos estudos desenvolvidos pelos alunos.



31.03.09 Identificação dos diferentes meios de transferência de energia e matéria: digestão por ingestão e absorção, fermentação, fotossíntese e oxidação. Reconhecer os diferentes meios de transferir energia e matéria através dos diferentes níveis de organização
07.04.09 Curso de formação. Convite da SEMED de Benedito Novo.


14.04.09 Discussão do trabalho sobre os temas da aula anterior. Ciclo da água.
Ciclo do Carbono;
Ciclo do Nitrogênio. Identificação de aspectos significativos sobre dos processo de transferência de energia e matéria.
Identificar os principais ciclos da matéria e sua importância para os seres vivos e manutenção do equilíbrio ecológico.
21.04.09 Feriado Nacional Previsto no calendário escolar.



28.04.09 Relações estabelecidas entre os diferentes tipos de seres vivos.
Trabalho sobre as mais importantes formas de relação entre os seres vivos, incluindo motivo, finalidade e importância decorrente disto. Compreender as diferentes formas e necessidades de relação entre seres vivos.
Perceber que a relação entre os seres vivos ocorre por um motivo de sobrevivência individual ou da espécie.
A avaliação pautou-se nos seguintes elementos gerais:
 Leitura e interpretação de textos complementares ao livro didático;
 Elaboração e explicação oral de trabalhos;
 Correlação interdisciplinar em determinados assuntos;
 Provas escritas;
 Recuperação paralela.
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6ª série 01 - Ciências
DATA
ATIVIDADE, AVALIAÇÃO, CONTEÚDO OBJETIVO(S)

13.02.09 Revisão geral da 5ª série Rever os conceitos referentes aos conteúdos da quinta série.
16.02.09
Conhecendo a diversidade da vida
Conhecer a diversidade da vida;


17.02.09 Idem ao anterior. Idem ao anterior.
20.02.09 Caracterização dos seres vivos e sua classificação. Compreender os critérios de classificação dos seres vivos.
23.02.09 Recesso escolar. Previsto no calendário escolar.
24.02.09 Feriado de carnaval. Previsto no calendário escolar.
27.02.09
Os principais reinos de seres vivos: vírus, monera, protista, fungi, plantae e animália. Perceber a diversidade de seres vivos e sua capacidade de se adapta a vida nas diferentes formas.
02.03.09 Idem ao anterior. Idem ao anterior.
03.03.09

Fatores que influenciam o processo de formação das populações e suas interações: mortalidade, natalidade, imigração, emigração e migração. Perceber que o movimento dos seres vivos e as oscilações populacionais derivam de processos diversos.

06.03.09
Fatores de relação entre os seres vivos: predatismo, parasitismo, mutualismo, etc. Compreender que os seres vivos interagem entre si de forma harmônica porém dependente.
09.03.09 Atividades do livro. Fixar os conteúdos tratados anteriormente.
12.03.09 Continuação das atividades do livro. Idem ao anterior.
13.03.09
O papel do meio ambiente na diferenciação das espécies
Compreender o papel do meio ambiente na diferenciação das espécies;

16.03.09 Avaliação Analisar a evolução dos conceitos junto aos alunos.
17.03.09 O surgimento dos primeiros seres vivos na terra. Identificar a forma como os seres vivos se dispuseram sobre a terra.
20.03.09
A integração entre os seres vivos como instrumento de formação de novas espécies.
Inicio da elaboração de fábula ou história em quadrinhos. Estabelecer a integração entre os seres vivos como instrumento de formação de novas espécies;
Apresentar a história da vida a partir de uma fábula ou história em quadrinhos.
23.03.09 Idem ao anterior. Idem ao anterior.
30.03.09 Reconhecer um ser vivo;
Reconhecer um ser vivo pelas suas características elementares;
06.04.09
Compreender semelhanças e diferenças entre os seres vivos.
Continuação da atividade da semana anterior. Compreender semelhanças e diferenças entre os seres vivos
09.04.09 Teorias sobre a origem dos seres vivos: Oparin, Muller. Perceber que o se tem a respeito de origem da vida são apenas teorias.
Características dos seres vivos
Identificar as características dos seres vivos;
13.04.09 Feriado de Páscoa. Previsto no calendário escolar.
16.04.09
A origem da vida
Conhecer as teorias sobre a origem da vida;

20.04.09 Recesso escolar. Previsto no calendário escolar.
23.04.09
Teorias e explicações sobre a possível origem da vida
Identificar as teorias e explicações sobre a possível origem da vida

27.04.09
A evolução dos seres vivos
Compreender o processo de evolução dos seres vivos;

30.04.09 Classificação dos seres vivos
Conhecer a forma e classificação dos seres vivos;
A avaliação pautou-se nos seguintes elementos gerais:
 Leitura e interpretação de textos complementares ao livro didático;
 Elaboração e explicação oral de trabalhos;
 Correlação interdisciplinar em determinados assuntos;
 Provas escritas;
 Recuperação paralela.
Este diário encontra-se disponível no site: www.profniltontomelin.blogspot.com


























6ª série 03 - Ciências
DATA
ATIVIDADE, AVALIAÇÃO, CONTEÚDO OBJETIVO(S)

11.02.09 Revisão geral da 5ª série Rever os conceitos referentes aos conteúdos da quinta série.
12.02.09 Idem ao anterior. Idem ao anterior.
16.02.09
Caracterização de um ser vivo.
Compreender que um ser vivo possui características que o diferenciam dos demais seres.
17.02.09
Conhecendo a diversidade da vida
Conhecer a diversidade da vida;


18.02.09 Caracterização dos seres vivos e sua classificação. Compreender os critérios de classificação dos seres vivos.
23.02.09 Recesso escolar. Previsto no calendário escolar.
24.02.09 Feriado de Carnaval. Previsto no calendário escolar.
27.02.09
Os principais reinos de seres vivos: vírus, monera, protista, fungi, plantae e animália. Perceber a diversidade de seres vivos e sua capacidade de se adapta a vida nas diferentes formas.
02.03.09

Fatores que influenciam o processo de formação das populações e suas interações: mortalidade, natalidade, imigração, emigração e migração. Perceber que o movimento dos seres vivos e as oscilações populacionais derivam de processos diversos.

04.03.09
Fatores de relação entre os seres vivos: predatismo, parasitismo, mutualismo, etc. Compreender que os seres vivos interagem entre si de forma harmônica porém dependente.
09.03.09 Revisão para a prova Rever os conteúdos para a prova.
11.03.09
O papel do meio ambiente na diferenciação das espécies.
Compreender o papel do meio ambiente na diferenciação das espécies.

16.03.09
A integração entre os seres vivos como instrumento de formação de novas espécies
Estabelecer a integração entre os seres vivos como instrumento de formação de novas espécies;
18.03.09
Reconhecer um ser vivo;
Reconhecer um ser vivo pelas suas características elementares;
23.03.09

A integração entre os seres vivos como instrumento de formação de novas espécies.
Inicio da elaboração de fábula ou história em quadrinhos. Estabelecer a integração entre os seres vivos como instrumento de formação de novas espécies;
Apresentar a história da vida a partir de uma fábula ou história em quadrinhos.
25.03.09
A integração entre os seres vivos como instrumento de formação de novas espécies.
Inicio da elaboração de fábula ou história em quadrinhos. Estabelecer a integração entre os seres vivos como instrumento de formação de novas espécies;
Apresentar a história da vida a partir de uma fábula ou história em quadrinhos.
30.03.09
Compreender semelhanças e diferenças entre os seres vivos
Compreender semelhanças e diferenças entre os seres vivos
01.04.09 Características dos seres vivos
Identificar as características dos seres vivos;
06.04.09 A origem da vida
Conhecer as teorias sobre a origem da vida;

09.04.09 Teorias e explicações sobre a possível origem da vida
Identificar as teorias e explicações sobre a possível origem da vida

13.04.09 Feriado de Páscoa. Previsto no calendário escolar.
16.04.09 Discussão sobre as formas de se explicar a origem dos seres vivos. Compreender a diversidade de formas de explicar a vida.


23.04.09


A evolução dos seres vivos
Classificação dos seres vivos. Compreender o processo de evolução dos seres vivos;
Conhecer a forma e classificação dos seres vivos;
27.04.09
Nomenclatura dos seres vivos.
Regras de Linneu. Compreender que há diferentes formas de se estabelecer o nome dos seres vivos.
A avaliação pautou-se nos seguintes elementos gerais:
 Leitura e interpretação de textos complementares ao livro didático;
 Elaboração e explicação oral de trabalhos;
 Correlação interdisciplinar em determinados assuntos;
 Provas escritas;
 Recuperação paralela.
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7ª série 01 - Ciências
DATA
ATIVIDADE, AVALIAÇÃO, CONTEÚDO OBJETIVO(S)

13.02.09 Definição de ser humano como animal Definir o ser humano como um animal.

13.02.08
Origem da vida segundo teorias científicas Compreender a origem da vida segundo teorias científicas;
16.02.09 Caracterização geral do corpo humano como animal. Perceber que o ser humano possui características comuns a outros animais.
23.02.09 Recesso escolar. Previsto no calendário escolar.
24.02.09 Feriado de carnaval. Previsto no calendário escolar.
27.02.09
A evolução dos seres humanos: comparação entre o ser humano e outros primatas. Perceber os seres humanos como indivíduos de evolução.

02.03.09 Processos de adaptação dos seres humanos a vida no planeta. Identificar as diferentes formas dos seres humanos se adaptarem a vida evolutiva.
03.03.09 Continuação do item anterior e eleição dos líderes de classe. Idem ao anterior.
05.03.09 Caracterização do ser humano como parte do reino animal. Identificar o ser humano como um animal.
06.03.09 Exercícios de revisão dos conteúdos. Rever conteúdos já propostos em sala de aula.
10.03.09 Continuação da atividade anterior. Continuar atividades anteriores.

12.03.09 Formação do corpo na fase embrionária
Identificar a formação do corpo na fase embrionária;

13.03.09 Exercícios sobre o tema. Rever e analisar os conceitos já estudados.
19.03.09 Revisão. Idem ao anterior.
20.03.09 Prova. Avaliar os conteúdos revistos.
23.03.09
Trabalho sobre tecidos: caracterização, função e localização. Compreender as diferenças, semelhanças e localização dos tecidos.
26.03.09 Continuação do anterior. Idem ao anterior.
30.03.09
Demonstração da formação de um embrião e feto através de modelo Perceber a materialização da formação de um feto ou embrião.

31.03.09
Célula, sua constituição e funções vitais
Estudar a célula, sua constituição e funções vitais;
03.04.09
Estruturas celulares (citoplasmáticas e nucleares), suas características e funções
Identificar as estruturas celulares (citoplasmáticas e nucleares), suas características e funções;

06.04.09
Os principais tipos de alimentos e sua função. Compreender que os diferentes tipos de alimentos tem sua finalidade e função.
10.04.09 Feriado de Sexta-Feira Santa. Previsto no calendário escolar.
13.04.09 Feriado de Páscoa. Previsto no calendário escolar.
17.04.09 Organizar tabelas de tipos de alimentos, função e fonte. Perceber que cada categoria de alimentos possui sua função e fonte.
20.04.09 Recesso escolar. Previsto no calendário escolar.
24.04.09

Elaboração do cardápio adequada conforme necessidades de calorias.
Metabolismo dos diferentes tipos de alimentos. Compreender que a alimentação é um conjunto substancias de grande importância para a vida humana.
Perceber que cada substancia possui um caminho próprio no organismo.
27.04.09 Importância dos alimentos
Identificar a importância dos alimentos para a estruturação de células e tecidos
A avaliação pautou-se nos seguintes elementos gerais:
 Leitura e interpretação de textos complementares ao livro didático;
 Elaboração e explicação oral de trabalhos;
 Correlação interdisciplinar em determinados assuntos;
 Provas escritas;
 Recuperação paralela.
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7ª série 02 - Ciências
DATA
ATIVIDADE, AVALIAÇÃO, CONTEÚDO OBJETIVO(S)

13.02.09
Definição de ser humano como animal Definir o ser humano como um animal.

16.02.09 Caracterização do ser humano como animal. Compreender que o ser humano é um animal com características próprias e de animal.
19.02.09
Atividade referente a compreensão do ser humano como animal. Perceber que o ser humano se caracteriza como animal.

20.02.09

A célula como unidade fisiológica do ser humano.
Tipos de células e diferenciação celular.
Perceber que o corpo é constituído por estrutura funcionais menores que se interligam biologicamente.
Perceber a necessidade de variar os tipos celulares conforme sua função.
23.02.09 Recesso escolar. Previsto no calendário escolar.
24.02.09 Feriado de carnaval. Previsto no calendário escolar.
02.03.09 Revisão de conteúdos da 6ª série e interligação com os da 7ª Compreender a relação que se estabelece entre os conteúdos das duas turmas.
03.03.09 Idem ao anterior. Idem ao anterior.
09.03.09
Origem da vida segundo teorias científicas
Compreender a origem da vida segundo teorias científicas;
10.03.09 Estruturas celulares animais e vegetais. Identificar as diferenças entre células animais e vegetais.
16.03.09 Prova. Avaliar os conceitos já trabalhados.
17.03.09 Fecundação e formação dos folhetos embrionários. Perceber a necessidade de formação de estruturas próprias para o desenvolvimento do embrião.
23.03.09
Trabalho sobre tecidos: caracterização, função e localização. Compreender as diferenças, semelhanças e localização dos tecidos.
24.03.09 Continuação do anterior. Idem ao anterior.
31.03.09
Célula, sua constituição e funções vitais
Estudar a célula, sua constituição e funções vitais;
02.04.09
Estruturas celulares (citoplasmáticas e nucleares), suas características e funções
Identificar as estruturas celulares (citoplasmáticas e nucleares), suas características e funções;

06.04.09
Os principais tipos de alimentos e sua função. Compreender que os diferentes tipos de alimentos tem sua finalidade e função.
09.04.09 Idem ao anterior. Idem ao anterior.
13.04.09 Feriado de Páscoa. Previsto no calendário escolar.
16.04.09 Organizar tabelas de tipos de alimentos, função e fonte. Perceber que cada categoria de alimentos possui sua função e fonte.
20.04.09 Recesso escolar. Previsto no calendário escolar.

23.04.09


Elaboração do cardápio adequada conforme necessidades de calorias.
Metabolismo dos diferentes tipos de alimentos. Compreender que a alimentação é um conjunto substancias de grande importância para a vida humana.
Perceber que cada substancia possui um caminho próprio no organismo.
27.04.09 Importância dos alimentos
Identificar a importância dos alimentos para a estruturação de células e tecidos
30.04.09
Doenças causadas por excessos na alimentação. Perceber que excessos cometidos na alimentação podem causar danos a saúde humana.
A avaliação pautou-se nos seguintes elementos gerais:
 Leitura e interpretação de textos complementares ao livro didático;
 Elaboração e explicação oral de trabalhos;
 Correlação interdisciplinar em determinados assuntos;
 Provas escritas;
 Recuperação paralela.
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7ª série 03 - Ciências
DATA
ATIVIDADE, AVALIAÇÃO, CONTEÚDO OBJETIVO(S)

10.02.09


Definições referentes ao ser humano como fruto do processo evolutivo.
Origem da vida segundo teorias científicas
Identificar o ser humano como fruto do processo evolutivo.
Compreender a origem da vida segundo teorias científicas;


11.02.09 Idem ao anterior. Idem ao anterior.
16.02.09
Atividade referente a compreensão do ser humano como animal. Perceber que o ser humano se caracteriza como animal.

17.02.09
A célula como unidade fisiológica do ser humano.
Perceber que o corpo é constituído por estrutura funcionais menores que se interligam biologicamente.
18.02.09 Tipos de células e diferenciação celular. Perceber a necessidade de variar os tipos celulares conforme sua função.
23.02.09 Recesso escolar. Previsto no calendário escolar.
24.02.09 Feriado de Carnaval. Previsto no calendário escolar.
25.02.09
Revisão de conteúdos referente a 6ª série.
Compreender através de revisão de conteúdos que é possível comparar o ser humano a qualquer outro ser vivo, especialmente animais.
02.03.09 Revisão de conteúdos da 6ª série e interligação com os da 7ª Compreender a relação que se estabelece entre os conteúdos das duas turmas.
03.03.09 Idem ao anterior. Idem ao anterior.
09.03.09 Estruturas celulares animais e vegetais. Identificar as diferenças entre células animais e vegetais.
10.03.09 Continuação do anterior. Idem ao anterior.
16.03.09 Revisão para a prova. Rever os conceitos trabalhados em sala de aula.
17.03.09 Prova. Avaliar os conteúdos estudados.
23.03.09
Trabalho sobre tecidos: caracterização, função e localização. Compreender as diferenças, semelhanças e localização dos tecidos.
25.03.09 Continuação do anterior. Idem ao anterior.
30.03.09
Demonstração da formação de um embrião e feto através de modelo Perceber a materialização da formação de um feto ou embrião.

31.03.09
Célula, sua constituição e funções vitais
Estudar a célula, sua constituição e funções vitais;
06.04.09
Estruturas celulares (citoplasmáticas e nucleares), suas características e funções
Identificar as estruturas celulares (citoplasmáticas e nucleares), suas características e funções;

07.04.09
Os principais tipos de alimentos e sua função. Compreender que os diferentes tipos de alimentos tem sua finalidade e função.
13.04.09 Feriado de Páscoa. Previsto no calendário escolar.
14.04.09

Organizar tabelas de tipos de alimentos, função e fonte.
Elaboração do cardápio adequada conforme necessidades de calorias. Perceber que cada categoria de alimentos possui sua função e fonte.
Compreender que a alimentação é um conjunto substancias de grande importância para a vida humana.
20.04.09 Recesso escolar. Previsto no calendário escolar.
21.04.09 Feriado nacional. Previsto no calendário escolar.
27.04.09 Metabolismo dos diferentes tipos de alimentos.
Importância dos alimentos
Perceber que cada substancia possui um caminho próprio no organismo.
Identificar a importância dos alimentos para a estruturação de células e tecidos
28.04.09 Continuação da anterior. Idem ao anterior.



































8 01 - Ciências
DATA
ATIVIDADE, AVALIAÇÃO, CONTEÚDO OBJETIVO(S)

10.02.09

. Apresentação da disciplina.
Conceituação de química e sua aplicação do cotidiano.
Caracterizar a matéria como elemento constituinte da matéria.
Compreender a química como parte integrante do cotidiano do aluno.
12.02.09

Histórico da química: antiguidade, alquimia, uso do sal, fermento e conservantes descoberta do átomo e radioativdade. Analisar a química como ciência derivada da história da humanidade.


16.02.09
Atividades referentes a aplicação da química no cotidiano da vida das pessoas. Perceber a química como ciência aliada a vida humana.

18.02.09 Diferentes tipos de combinações e misturas. Perceber as formas naturais e antrópicas de produzir substância.
19.02.09
Exercício de revisão da 7ª série.
Perceber que o funcionamento do corpo humano ocorre em razão de diferentes reações químicas.
23.02.09 Recesso escolar. Previsto no calendário escolar.
24.02.09 Feriado de carnaval. Previsto no calendário escolar.
26.02.09

As propriedades da matéria: físicas, químicas e organolépticas.
Identificar as propriedades da matéria: físicas, químicas e organolépticas.

02.03.09 A densidade como característica da matéria. Compreender que a matéria diferencia-se pela densidade.
03.03.09 Cálculos envolvendo as unidades de medida, conversão de valores e aplicação da fórmula da densidade. Estabelecer as relações entre as diferentes unidades de medida e de densidade.

05.03.09 Continuação do anterior. Idem ao anterior.
09.03.09 Revisão geral para a prova. Rever para avaliação.
10.03.09 Prova. Avaliar os conteúdos propostos
12.03.09
As transformações físicas e químicas da matéria
Diferenciar as transformações físicas e químicas da matéria.

16.03.09 Idem ao anterior. Idem ao anterior.
17.03.09
Misturas e combinações da matéria
Caracterizar misturas e combinações da matéria;
19.03.09
Estados físicos da matéria e aplicações concretas deste conceitos. Compreender os principais conceitos ligados a transformação física da matéria.
24.03.09
Conceito e aplicação de concentração. Perceber a concentração como forma de identificar as relações entre soluto e solvente.
25.03.09
Aplicações matemáticas do calculo da concentração. Calcular a concentração de soluções comuns e conhecidas.
30.03.09 Atividades envolvendo concentração. Compreender a aplicabilidade dos conceitos de concentração.
02.04.09 Idem ao anterior.
Exercícios sobre concentração e densidade. Idem ao anterior.
Relacionar concentração e densidade.
06.04.09

Elementos químicos mais importantes na composição dos seres vivos. Identificar os elementos químicos mais importantes na composição dos seres vivos;

09.04.09
O átomo sua estrutura e sua identificação
Reconhecer átomo sua estrutura e sua identificação;

13.04.09 Feriado de Páscoa. Previsto no calendário escolar.
16.04.09

Modelos atômicos: Dalton, Rutherford e Bohr
Diagrama de Pauling Diferenciar modelos atômicos: Dalton, Rutherford e Bohr
Identificar as diferentes formas de aplicar o diagrama de Pauling.
20.04.09 Recesso escolar. Previsto no calendário escolar.
23.04.09
Históricos da tabela periódica dos elementos químicos
Compreender históricos da tabela periódica dos elementos químicos;
27.04.09

Os elementos químicos – classificação em metais, semi-metais, não-metais e gases nobres. Caracterizar elementos químicos – classificação em metais, semi-metais, não-metais e gases nobres;

30.04.09

Localização dos elementos químicos nos períodos e camadas da tabela periódica. Perceber que há uma relação gráfica entre os elementos químicos e suas características.
A avaliação pautou-se nos seguintes elementos gerais:
 Leitura e interpretação de textos complementares ao livro didático;
 Elaboração e explicação oral de trabalhos;
 Correlação interdisciplinar em determinados assuntos;
 Provas escritas;
 Recuperação paralela.
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8ª série 02 - Ciências
DATA
ATIVIDADE, AVALIAÇÃO, CONTEÚDO OBJETIVO(S)

10.02.09

. Apresentação da disciplina.
Conceituação de química e sua aplicação do cotidiano.
Caracterizar a matéria como elemento constituinte da matéria.

11.02.09

Histórico da química: antiguidade, alquimia, uso do sal, fermento e conservantes descoberta do átomo e radioativdade. Analisar a química como ciência derivada da história da humanidade.


16.02.09
Misturas e combinações e sua existência no interior do corpo humano e no meio ambiente. Compreender que a química encontra-se presente em todos os ambientes vivos e nos corpos.
17.02.09 Turma dispensada pela direção.
18.02.09
Análise dos tipos de misturas e combinações. Identificar os diferentes tipos e formas de execução de misturas e combinações.
23.02.09 Recesso escolar. Previsto no calendário escolar.
24.02.09 Feriado de Carnaval. Previsto no calendário escolar.
25.02.09
Revisão de conteúdos referente a 7ª série.
Compreender que o corpo humano desenvolve suas atividades de funções vitais e metabólicas em função de fenômenos químicos.
26.02.09
A matéria como elemento constituinte da matéria
Caracterizar a matéria como elemento constituinte da matéria.

02.03.09 A densidade como característica da matéria. Compreender que a matéria diferencia-se pela densidade.
03.03.09 Cálculos envolvendo as unidades de medida, conversão de valores e aplicação da fórmula da densidade. Estabelecer as relações entre as diferentes unidades de medida e de densidade.

04.03.09 Continuação do anterior. Idem ao anterior.
09.03.09 Revisão para prova. Rever os conteúdos para a prova.
10.03.09 Prova. Avaliar os conteúdos.
11.03.09
As transformações físicas e químicas da matéria
Diferenciar as transformações físicas e químicas da matéria.
16.03.09 Idem ao anterior. Idem ao anterior.
17.03.09
Misturas e combinações da matéria
Caracterizar misturas e combinações da matéria;
18.03.09
Elementos químicos mais importantes na composição dos seres vivos. Identificar os elementos químicos mais importantes na composição dos seres vivos;

23.03.09
Estados físicos da matéria e aplicações concretas deste conceitos. Compreender os principais conceitos ligados a transformação física da matéria.
24.03.09 Atividades referentes ao conteúdo explorado. Compreender o calculo de concentração de uma solução.

25.03.09
Conceito e aplicação de concentração. Perceber a concentração como forma de identificar as relações entre soluto e solvente.
02.04.09 Idem ao anterior.
Exercícios sobre concentração e densidade. Idem ao anterior.
Relacionar concentração e densidade.
06.04.09

Elementos químicos mais importantes na composição dos seres vivos. Identificar os elementos químicos mais importantes na composição dos seres vivos;

08.04.09
09.04.09
O átomo sua estrutura e sua identificação
Reconhecer átomo sua estrutura e sua identificação;

13.04.09 Feriado de Páscoa. Previsto no calendário escolar.
14.04.09
15.04.09

Modelos atômicos: Dalton, Rutherford e Bohr
Diagrama de Pauling Diferenciar modelos atômicos: Dalton, Rutherford e Bohr
Identificar as diferentes formas de aplicar o diagrama de Pauling.
20.04.09 Recesso escolar. Previsto no calendário escolar.
21.04.09
22.04.09
Históricos da tabela periódica dos elementos químicos
Compreender históricos da tabela periódica dos elementos químicos;
27.04.09

Os elementos químicos – classificação em metais, semi-metais, não-metais e gases nobres. Caracterizar elementos químicos – classificação em metais, semi-metais, não-metais e gases nobres;

28.04.09
29.04.09
Localização dos elementos químicos nos períodos e camadas da tabela periódica. Perceber que há uma relação gráfica entre os elementos químicos e suas características.
A avaliação pautou-se nos seguintes elementos gerais:
 Leitura e interpretação de textos complementares ao livro didático;
 Elaboração e explicação oral de trabalhos;
 Correlação interdisciplinar em determinados assuntos;
 Provas escritas;
 Recuperação paralela.
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8ª série 03 - Ciências
DATA
ATIVIDADE, AVALIAÇÃO, CONTEÚDO OBJETIVO(S)

10.02.09

. Apresentação da disciplina.
Conceituação de química e sua aplicação do cotidiano.
Caracterizar a matéria como elemento constituinte da matéria.

12.02.09

Histórico da química: antiguidade, alquimia, uso do sal, fermento e conservantes descoberta do átomo e radioativdade. Analisar a química como ciência derivada da história da humanidade.
16.02.09
Misturas e combinações e sua existência no interior do corpo humano e no meio ambiente. Compreender que a química encontra-se presente em todos os ambientes vivos e nos corpos.
17.02.09 Turma dispensada pela direção.
18.02.09
Análise dos tipos de misturas e combinações. Identificar os diferentes tipos e formas de execução de misturas e combinações.
23.02.09 Recesso escolar. Previsto no calendário escolar.
24.02.09 Feriado de Carnaval. Previsto no calendário escolar.
25.02.09
Revisão de conteúdos referente a 7ª série.
Compreender que o corpo humano desenvolve suas atividades de funções vitais e metabólicas em função de fenômenos químicos.
26.02.09
A matéria como elemento constituinte da matéria
Caracterizar a matéria como elemento constituinte da matéria.

02.03.09 A densidade como característica da matéria. Compreender que a matéria diferencia-se pela densidade.
03.03.09 Cálculos envolvendo as unidades de medida, conversão de valores e aplicação da fórmula da densidade. Estabelecer as relações entre as diferentes unidades de medida e de densidade.

04.03.09 Continuação do anterior. Idem ao anterior.
09.03.09 Continuação das atividades. Idem ao anterior.
11.03.09 Atividades de revisão e prova. Rever conteúdos para a prova.
16.03.09
As propriedades da matéria: físicas, químicas e organolépticas.
Identificar as propriedades da matéria: físicas, químicas e organolépticas.


18.03.09
A origem do universo como forma de distribuição da matéria
Compreender a origem do universo como forma de distribuição da matéria;
23.03.09
Estados físicos da matéria e aplicações concretas deste conceitos. Compreender os principais conceitos ligados a transformação física da matéria.
25.03.09
Conceito e aplicação de concentração. Perceber a concentração como forma de identificar as relações entre soluto e solvente.
30.03.09 Aplicações matemáticas do calculo da concentração. Calcular a concentração de soluções comuns e conhecidas.
01.04.09
As transformações físicas e químicas da matéria. Diferenciar as transformações físicas e químicas da matéria.
02.04.09 Idem ao anterior.
Exercícios sobre concentração e densidade. Idem ao anterior.
Relacionar concentração e densidade.
06.04.09

Elementos químicos mais importantes na composição dos seres vivos. Identificar os elementos químicos mais importantes na composição dos seres vivos;

08.04.09
O átomo sua estrutura e sua identificação
Reconhecer átomo sua estrutura e sua identificação;

13.04.09 Feriado de Páscoa. Previsto no calendário escolar.
15.04.09

Modelos atômicos: Dalton, Rutherford e Bohr.
Diagrama de Pauling Diferenciar modelos atômicos: Dalton, Rutherford e Bohr
Identificar as diferentes formas de aplicar o diagrama de Pauling.
21.04.09 Feriado nacional. Previsto no calendário escolar.
22.04.09
Históricos da tabela periódica dos elementos químicos
Compreender históricos da tabela periódica dos elementos químicos;
27.04.09

Os elementos químicos – classificação em metais, semi-metais, não-metais e gases nobres. Caracterizar elementos químicos – classificação em metais, semi-metais, não-metais e gases nobres;

29.04.09

Localização dos elementos químicos nos períodos e camadas da tabela periódica. Perceber que há uma relação gráfica entre os elementos químicos e suas características.
A avaliação pautou-se nos seguintes elementos gerais:
 Leitura e interpretação de textos complementares ao livro didático;
 Elaboração e explicação oral de trabalhos;
 Correlação interdisciplinar em determinados assuntos;
 Provas escritas;
 Recuperação paralela.
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6ª série 02 - Matemática
DATA
ATIVIDADE, AVALIAÇÃO, CONTEÚDO OBJETIVO(S)

10.02.09
Apresentação da disciplina.
Revisão de adição, subtração, multiplicação e divisão.
Apresentar os conteúdos a serem explorados ao longo do ano de 2009 e explanação sobre avaliação, atividades e métodos de trabalho.
Números fracionários, conversão de frações para números decimais e vice-versa. Identificar a origem dos números
Compreender a lógica das diferentes operações.com frações.
16.02.09 Atividade para entregar referente a soma e subtração de números decimais. Identificar as principais regras de soma e subtração de números decimais.
17.02.09 Divisão e multiplicação de números decimais. Compreender as principais regras de soma e subtração de números decimais.
23.02.09 Recesso escolar. Previsto no calendário escolar.
24.02.09 Feriado de Carnaval. Previsto no calendário escolar.
25.02.09
Atividades utilizando as quatro operações básicas da matemática. Perceber a relação que se estabelece entre as diferentes operações matemáticas.
02.03.09 Conversão de números decimais em frações. Perceber que todo numero decimal pode ser escrito em forma de fração.
03.03.09 Atividade de revisão para a prova. Avaliar e rever os conteúdos.
09.03.09 Prova. Avaliar os conteúdos.
10.03.09
Semelhanças de frações e frações equivalentes.
Conhecer os mecanismos de operações com frações.
Identificar as características das frações equivalentes.
16.03.09 Adição e subtração de frações. Compreender que o cálculo de mmc como forma básica de determinar soma e subtração de frações.
17.03.09 Atividades sobre adição e subtração de frações. Exercitar a forma de calculo de soma e subtração de frações.
23.03.09

Correção de atividades de resolução de exercícios individuais para entregar.
Representação dos números decimais na reta numérica. Perceber as dúvidas sobre o tema e preparar para avaliação.
Compreender a localização dos números decimais e frações numa reta numérica.

24.03.09 Correção de atividades propostas para o trabalho
Conceituação de reta numérica Fixar o conteúdo já tratado.
Compreender a reta numérica como forma de representação de grandezas.
30.03.09

Correção de problemas e preparação para a prova. Identificar as principais características do conteúdo explorado.
Preparar-se para a avaliação.

31.03.09
Prova. Avaliar o processo educativo e sua eficiência em relação aos conteúdos tratados


06.04.09

Potenciação.
Diferentes aplicações de conceitos.
Expressões numéricas envolvendo potenciação. Compreender as formas de aplicar potenciação em diferentes formas de expressões e cálculos.
07.04.09 Curso de formação. Organizado pela SEMED de Benedito Novo.
13.04.09 Feriado de Páscoa. Previsto no calendário escolar.

14.04.09
Correção de atividades.
Atividades para entregar.
Radiciação e sua resolução pela fatoração. Verificar a aplicação da potenciação em diferentes casos e expressões.
Compreender a relação entre a radiciação e outras modalidades de cálculos.
20.04.09



Recesso escolar.



Previsto no calendário escolar.




21.04.09 Feriado Nacional. Previsto no calendário escolar.
27.04.09 Exercícios de revisão e de fixação. Fixar os conceitos de potenciação e radiciação.

28.04.09 Atividade para entregar como revisão dos cálculos referentes a radiciação e potenciação. Rever os conteúdos e aplicação dos referidos conceitos.
A avaliação pautou-se nos seguintes elementos gerais:
 Leitura e interpretação de textos complementares ao livro didático;
 Elaboração e explicação oral de trabalhos;
 Correlação interdisciplinar em determinados assuntos;
 Provas escritas;
 Recuperação paralela.
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Quem sou eu

Minha foto
Benedito Novo, Santa Catarina, Brazil
Sou Mestre em educação, graduado em Biologia e Matemática, professor da rede estadual de Santa Catarina, com experiência em educação a distância, ensino superior e pós-gradução. Sou autor e tutor de cursos na área da educação no Instituto Veritas (Ascurra) e na Atena Cursos (Timbó). Também tenho escrito constantemente para a Coluna "Artigo do Leitor" do "Jornal do Médio Vale" e para a revista eletrônica "Gestão Universitária". Fui diretor da EEB Frei Lucínio Korte (2003-2004) e secretário municipal da Educação e Promoção Social de Doutor Pedrinho (2005). Já atuei na rede municipal de ensino de Timbó. Em 2004 coordenei a campanha que conduziu à eleição do Prefeito Ercides Giacomozzi (PMDB) à prefeitura de Doutor Pedrinho. Em 2011 assumi pela segunda vez, a direção da EEB Frei Lucínio Korte.