Que bom que você está aqui!

É com prazer que te recebo neste espaço! Esta "casa" virtual está em permanente construção e em cada "cômodo" há uma inquietante necessidade de fazer diferente! Meus textos, relatos e imagens buscam apresentar a você os passos que constituem minha caminhada pessoal, profissional e acadêmica. A partilha que faço não intui caracterizar-se por uma postura doutrinária, autoritária ou impositiva-opressora, mas ao contrário, apresenta-se como ato solidário (jamais solitário) de contribuição à discussões humanas, planetárias e éticas!



Como educador me vejo no compromisso de participar do processo histórico de libertação dos oprimidos, marginalizados e esquecidos, a começar por mim. Despindo-me de qualquer resquício de arrogância, prepotência e soberba apresento-me como aprendente num contexto de intensa renovação de conceitos e atitudes!



Assim convido-o a juntos pensarmos em nossa condição de partícipes da grande Salvação! Salvação plena do homem e da mulher místicos, políticos e planetários!



Fraterno abraço!








Casa Rosada - sede do governo argentino. Em frente está a Praça de Maio. É um local em que é possível conhecer um pouco da história e da cultura argentina.

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Visita à EEB Frei Lucínio Korte: uma experiência interdisciplinar e interinstitucional

Um grupo de alunos da EEB Teófilo Nolasco de Almeida, acompanhados pelos professores Josimar Tais (história) e Nilton Bruno Tomelin (biologia) estiveram na EEB Frei Lucínio Korte, em Dr. Pedrinho, no último dia 23 de setembro. O objetivo da visita foi a apresentação de dois trabalhos que serão apresentados na Feira Regional de Matemática e Ciências, que irá ocorrer em Timbó no dia 30 de setembro.

Um dos trabalhos, tem por tema, a “Era Biônica” e trata da utilização de recursos tecnológicos para suprir membros amputados por acidentes, anomalias ou enfermidades. A tecnologia utilizada para a produção dos chamados membros biônicos permite que o usuário controle movimentos e execute tarefas cotidianas. Também há tecnologia que permite recuperar parte da capacidade visual e auditiva, proporcionando qualidade de vida e dignidade a pessoas vistas como deficientes.

O segundo trabalho tem como tema, o Crack, droga muito comum nos tempos atuais e que tem tido penetração constante entre os adolescentes. O tema assume relevância especial em função da necessidade de prevenir o consumo desta, que é uma das mais violentas e agressivas das drogas conhecidas. Mais do que simplesmente discutir o assunto, é preciso compreender o compromisso pessoal de cada jovem de se afastar de qualquer vício e de qualquer substância que possa inviabilizar sua qualidade de vida.

Do ponto de vista pedagógico, esta atividade permitiu um intercâmbio entre as duas escolas, além de servir como uma espécie de ensaio para a apresentação da feira, serviu para que pudessem expor novos conceitos em relação ao tema. Os alunos da EEB Frei Lucínio Korte, por sua vez demonstraram grande interesse pelos temas e acompanharam atentamente as apresentações.

Esta experiência interdisciplinar e interinstitucional oportunizou aos visitantes conhecerem a dinâmica da escola visita merecendo destaque a Rádio FLK. Esta rádio operada por alunos, professores e gestores da EEB Frei Lucínio Korte serve para divulgar notícias, eventos e músicas durante os intervalos de recreio e pela INTERNET em tempo real e integral.

Cabe também um agradecimento especial aos alunos Anderson, Daniela Larissa, Luciane, Priscila e Thaysa, pelo empenho e grande dedicação na organização dos trabalhos e apresentações dos temas propostos.

Agradecemos aos professores e a direção da EEB Frei Lucínio Korte pela recepção calorosa, de modo especial ao diretor professor Éder Fronza.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Alunos realizam atividade na Câmara de Vereadores de Benedito Novo

Ao longo do mês de setembro, sob orientação do professor Nilton Bruno Tomelin, os alunos da terceira série do Ensino Médio da EEB Teófilo Nolasco de Almeida, participaram desenvolveram atividades na disciplina de Biologia, procurando identificar os principais problemas ligados a questão ambiental na cidade de Benedito Novo. Foram elaboradas sugestões de ações que poderão dirimir problemas nas áreas de turismo, saúde, saneamento básico, revitalização de espaços públicos e reaproveitamento de materiais recicláveis.

Para implementar as sugestões discutidas em sala de aula, na última segunda-feira dia 20, os alunos participaram da sessão da Câmara de Vereadores de Benedito Novo. Nesta ocasião os alunos, através de seus representantes apresentaram os resultados das discussões e dos debates ocorridos em sala de aula. A intenção dos alunos é que suas sugestões sejam debatidas e utilizadas pela câmara municipal de Benedito Novo com o intuito de promover ações que venham a beneficiar a comunidade.

A participação dos alunos das atividades da câmara municipal, permitiu conhecer a dinâmica do processo legislativo, as atividades dos vereadores, além de poderem exercer sua cidadania apontando não apenas problemas, mas também soluções. Cada aluno, pode perceber o quanto é necessário acompanhar a rotina da vida política de sua comunidade, pois é ali que as decisões mais importantes são tomadas.

Os vereadores, por sua vez, manifestaram satisfação em receber os alunos acolhendo-os e apresentado-lhes os encaminhamentos das sugestões apresentadas. Também manifestaram interesse em fortalecer contato com os alunos convidando-os a participar de outras reuniões, audiências públicas e sessões já programadas.

Do ponto de vista pedagógico, foi um momento rico em que os alunos puderam participar da vida política da cidade, demonstrando conhecer suas reais demandas. Mais importante do que isso, apresentaram sugestões de ações que poderão melhorar a sua vida e da comunidade. Foi um exercício de cidadania transcendendo os limites da sala de aula, exercendo democraticamente, seu direito de participar da tomada de decisões de interesse coletivo.

terça-feira, 14 de setembro de 2010



Estudantes de Benedito Novo realizam viagem de estudos à São Francisco do Sul



No dia 10 de junho os alunos das segundas séries do Ensino Médio da EEB Teófilo Nolasco de Almeida realizaram viagem de estudos à cidade de São Francisco do Sul. Os alunos foram acompanhados pelos professores Josimar Tais, de História e Nilton Bruno Tomelin de Biologia. Por ocasião da visita à histórica cidade, a terceira mais antiga do país, os estudantes conheceram pontos de destaque histórico e ambiental da cidade. Além do Museu Nacional do Mar e do Museu Histórico, os alunos conheceram o centro histórico de São Francisco do Sul, a Baía da Babitonga, a Praia da Enseada e o Parque do Acarai.

Nos museus puderam manter contato direto com maquetes e barcos em tamanho real utilizados ao longo de vários séculos de navegação, o que complementou o estudo introduzido em sala de aula referente às Grandes Navegações e sua relevância para o conhecimento e avanços do mundo a partir de então. Vários objetos expostos apresentaram aos alunos detalhes importantes e pitorescos da história local. Os exuberantes edifícios históricos revelam um passado de riqueza e intensa atividade econômica. Entre os edifícios visitados merecem destaque a Igreja Matriz de Nossa Senhora das Graças e o Mercado Público Municipal.

A privilegiada natureza de São Francisco do Sul proporcionou aos estudantes a possibilidade de conhecer a formação vegetal e animal que envolve a Baía da Babitonga e de diversas praias locais. Merecem destaque a Lagoa do Acarai, Praias da Enseada e Grande, onde foi possível visualizar uma bela paisagem de dunas e restinga. Os estudantes também conheceram uma área de Sambaqui, palavra de origem tupi que significa “amontoado de conchas”, ou seja, uma enorme montanha formada por vestígios pré-históricos.

Para as disciplinas de História e Biologia há a possibilidade de diferentes abordagens interdisciplinares. Os conceitos de ambas se relacionam intimamente. Os problemas ambientais derivam de um processo histórico de depredação e de uso de recursos naturais de forma inadequada. Percebeu-se também a grande relação do mar e seus recursos com a economia da cidade. Em sala de aula, após a viagem, foram realizadas discussões em torno do que foi observado.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Em tempos de democracia...

E o Brasil, em breve volta as urnas! A democracia está viva, presente, nos convoca a refletir, enxergar e renovar nossas convicções, optar por algo novo, diferente! Ou então diante de acertos anteriores repetir para continuar! Por mais descrentes que os brasileiros estejam diante de alguns membros da vida pública e da política ninguém deseja renunciar ao direito de ir as urnas. Sãos os tempos de democracia!

Democracia que pode nos expor ao risco de errar, mas também de concertar o erro. Após o fim do regime militar tem sido possível a cada cidadão brasileiro votar e ser votado e por isso temos testemunhado diferentes figuras desfilando pelas urnas brasileiras: artistas, médicos, professores, advogados, jornalistas, jogadores de futebol, membros de famílias de oligarquias tradicionais da política e anônimos. Enfim, brasileiros a quem a lei garante o direito de pedir votos a outros brasileiros a quem cabe o direito de dar ou não seu voto.

Conforme as escolhas feitas, saberemos que futuro esperar ou não. Há quem diga que é uma “burrice” eleger alguém apenas por que seja membro de certo grupo social ou pertença a certa categoria. Como não me parece honroso usar este termo (burrice) prefiro a sutileza do termo ignorância. Ignorância tem a ver com falta de conhecimento e de pouca compreensão da realidade.

Prefiro também aplicá-lo de outra forma. Me parece sim, uma ignorância absurda escolher para comandar nossos destinos alguém que simplesmente carrega um determinado sobrenome ou certa “tradição”. Alguém que, por possuir mais recursos, pode apresentar-se melhor (mais bem mascarado) que outros. O surgimento de figuras caricatas no cenário político nacional, conquistando um contingente expressivo de eleitores, reflete também a falta de esperança do brasileiro diante de muitas frustrações, decepções e de certo nível de ignorância política.

Mas não é por termos um grande número de ignorantes que devemos condenar a democracia, mas ao contrário devemos utilizar a democracia para acabar com a ignorância. O exercício de libertação da ignorância é um dos mais belos da democracia. A experiência que teremos em outubro poderá restabelecer nossas esperanças, elevar nossas expectativas ou ainda cometer novos erros.

Mas devo confessar que prefiro correr o risco de errar tendo a certeza da ampla possibilidade de acerto do que simplesmente assistir aos desatinos do passado. Se hoje a já consagrada lei da “Ficha Limpa”, quando devidamente aplicada, tem nos poupado de alguns erros, podemos dizer que já estamos colhendo os bons frutos de acertos que só a democracia poderia nos possibilitar. Por hora, viva a democracia, a liberdade e o povo brasileiro!

*Publicado na edição de 19.10.10 do Jornal do Médio Vale

Quem sou eu

Minha foto
Benedito Novo, Santa Catarina, Brazil
Sou Mestre em educação, graduado em Biologia e Matemática, professor da rede estadual de Santa Catarina, com experiência em educação a distância, ensino superior e pós-gradução. Sou autor e tutor de cursos na área da educação no Instituto Veritas (Ascurra) e na Atena Cursos (Timbó). Também tenho escrito constantemente para a Coluna "Artigo do Leitor" do "Jornal do Médio Vale" e para a revista eletrônica "Gestão Universitária". Fui diretor da EEB Frei Lucínio Korte (2003-2004) e secretário municipal da Educação e Promoção Social de Doutor Pedrinho (2005). Já atuei na rede municipal de ensino de Timbó. Em 2004 coordenei a campanha que conduziu à eleição do Prefeito Ercides Giacomozzi (PMDB) à prefeitura de Doutor Pedrinho. Em 2011 assumi pela segunda vez, a direção da EEB Frei Lucínio Korte.